1.9.08

"Eu vou navegar, eu vou navegar..."

Tendo escolhido a blogosfera como sala para reverberação dos compositores baianos, elucidaremos abaixo algumas das principais características da produção de informação praticada pelo uso destas teclas, o denominado Jornalismo On Line:

Multimidialidade: Possibilidade de convívio entre textos - aqui encarados como mensagem, sentido - de plataformas distintas. Pela digitalização contínua, a internet oferece a possibilidade de distribuir a produção em formato de vídeo, texto, aúdio, visual. Ainda que não seja uma inovação da própria rede, comum, por exemplo, a televisão que conjuga aúdio e vídeo, é aqui na rede que ela se dá de maneira mais livre e dinâmica.

Interatividade: Recurso que aproxima o leitor, fazendo-o sentir-se parte da notícia. Muito comum à rede em caratér de comentários, resposta a enquetes e comunicação direta via e-mail ou softwares de comunicação instatanea.

Hipertextualidade: Possibilidade de conexão direta entre o texto produzido e toda a rede de textos disponivéis, seja em outras páginas virtuais ou extraídos de outros meios de comunicação. Uma ferramenta que enriquece as temáticas oferecendo possibilidade de aprofundamento nas pesquisas.

Atualização Contínua: Possibilidade constante de atualização no universo da Web, criando uma relação mais dinâmica com o leitor e permite trabalhar a notícia com mais liberdade de tempo.

Personalização: Possibilidade de dar ao blog características pessoais, tornando a mensagem ainda mais direcionada e atrativa para o leitor.

Memória: Dentro do Webjornalismo a memória é considerada ilimitada já que condensa em unidades menores muito mais textos. A produção pode também ser consultada e armazenada com muito mais facilidade, estando acessível na rede.


Alguns sites que fazem uso dessas ferramentas características do Jornalismo On Line.:
http://www.comunicacao.ba.gov.br/

http://www.screamyell.com.br/

Nenhum comentário: