
Eduardo Damm, 31 anos, é compositor, vocalista e violonista da banda Formidável Família Musical. Suas canções têm como principal característica melodias assobiáveis e acordes maiores, que se utilizam de elementos do folk rock e da MPB para transmitir alegria e satisfação ao viver dos ouvintes. Dentre elas destacam-se: “Amar é...” , presente no primeiro EP do o primeiro EP do grupo, quando ainda se chamavam ZecaCuryDamm e “O Bem Sempre Vence no Final”, concorrente a melhor Canção do Ano no Prêmio Bahia de Todos os Rocks. Com público formado na cidade de Salvador, a Formidável Família Musical alçou repercussões maiores indo para o Rio de Janeiro. Nesses dias de primavera, bem ao estilo flower pregado pela banda, eles gravam o primeiro disco por gravadora no projeto Som Livre Apresenta. Abaixo uma entrevista com Damm sobre a sua relação com a Deusa Música:
IB: Damm, quando você descobriu o universo da composição? Lembra como surgiu a sua primeira canção?
IB: Damm, quando você descobriu o universo da composição? Lembra como surgiu a sua primeira canção?
Damm: Comecei a compor com uns 14, 15 anos... Músicas que falavam sobre meus amigos, amores e loucuras. Tudo sem compromisso nenhum. Sinceramente não me lembro qual foi a primeira música que me veio.
IB: Que instrumento você costuma utilizar na hora de compor?
D: O violão. Sempre ele. Me dou muito bem com ele na hora de compor e arranjar.
IB: Há momentos em que trabalha na composição ou ela costuma vir como um estalo de inspiração? Faz uso de aditivos que abrem os poros da criatividade?
D: Sempre estalo. Apenas “O bem sempre vence no final” e “Summertime” que escrevi meio que querendo provar a mim mesmo que podia "compor" no sentido gramatical da palavra. Quanto aos aditivos... Não adicionam nada. Talvez só me deixem mais tranquilo para analisar mais profundamente a canção...depois de pronta. Tá bem! É bom sim pra arranjar... Hehehehehe
IB: E quando esse estalo surge e você não tem um instrumento à disposição?
D: Uso o melhor MP3 player que existe pra gravar. A mente.
IB: Relate uma história curiosa de uma das suas composições?
D: Má compania. Fala sobre uma parceria má elaborada com pessoas que trabalharam comigo.Não deu certo mesmo.Algum tempo depois uma destas pessoas me encontrou numa reunião com o dono de uma casa noturna de SSA e falou pro dono da casa que ele estava em má companhia. Fiz o trocadilho com compania (referindo a Compania que tinha criado com esta pessoa...) o resto vc ouve no Myspace...

IB: Que diferenças você vê entre compor sozinho e compor em parceria? Como alcançar a afinação com as idéias musicais do outro?
D: Cara, fico sempre muito acanhado para responder esta pergunta. Mas eu vejo assim...
Você já viu um quadro pintado por 2 pintores? Ou escultura executada por 3 ou 4 escultores? Pois é... "Compor" como se diz por ai...De galera... Eu não acredito muito não, sabe? Acho difícil compor em parceria. Arranjar já é outra praia. Cria-se todo um referencial uma vez que a melodia, as ideias, tudo já foi desenvolvido pelo compositor. Ai fica fácil de discutir e trabalhar em grupo uma canção.
IB: O que lhe motiva a compor? Musas? Alegrias? Dores?
D: Pessoas, situações e possibilidades. Melhor, tudo.
IB: Damm faz música "para"(com que finalidade)?
D: Já fiz pra reclamar, apontar, protestar. Hoje com a Formidável Família Musical faço para mudar o que está ao meu redor pra melhor. Esquema corrente do bem.
IB: Você já teve música gravada por outros interpretes? Como é ouvir interpretações diversas da original?
D: Sim. Algumas. É muito divertido pelo fato de que cada um acha algo diferente na canção para se agarrar... Para explorar... Muito divertido. As vezes é estranho e decepcionante também, não vou negar... Mas o que importa é que a mensagem seja (re)passada.
IB: Qual o compositor – de preferência baiano – que mais lhe inspira?
D: São muitos...Gilberto Gil, na Bahia.
IB: Qual foi a sua mais recente composição? Quando ela será lançada?
D: São as que estão no meu Myspace pessoal... Deveria se chamar Ourspace, né?
Para ouvir o som da Formidável Família Musical clique aqui
D: São as que estão no meu Myspace pessoal... Deveria se chamar Ourspace, né?
Para ouvir o som da Formidável Família Musical clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário